Pages

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comportamento do Hamster Anao Russo


Comportamento do Hamster Anao Russo

Bom.. hoje a postagem não é muito alegre.. estou tentando entender um pouco mais sobre a"colônia" de hamsters..

Eu tinha a mãe dos meus filhotes separada porque ela começou a brigar com eles quando eles cresceram.. Então pensei: Ela quer dar independencia para eles, então cada vez que eles vão em cima dela, ela briga.. Até porque dentinhos afiados tentando mamar nela sem necessidade realmente deviam machucá-la..

Então, separei a mãe dos filhotes, coloquei todos em uma gaiola separada, e comecei a estudar..

Aos poucos, aquela coisa de "seleção natual" começa a tomar forma.. Alguns hamsters cresceram mais, se alimentavam melhor, porque eram mais fortes.. enquanto dominavam os menores e mais fracos que comiam menos e consequentemente ficavam cada vez menos aptos a competir com os outros.. Apesar de alguns bons esforços para alimentar os menores sozinhos, não tive sucesso e por fim, a colônia realizou a sua "seleção natural" e o mais fraco morreu..

Uma vez lí que a espécie de Hamster Anão Russo White Winter, ou mesmo o Campbell, Hamsters Anões Russos em Geral.. seriam facilmente criados em colônias.. Mas ninguém nunca mencionou que eles se matam né?

Eles convivem bem, Se limpam as vezes, brincam uns com os outros, e acho até bonitinho a forma como dão um jeito de correr na rodinha em duplas... mas os meus pelomenos também brigam!

A solução que encontrei temporariamente para dar fim com as briguinhas que andavam acontecendo, foi separar a única fêmea da ninhada, coloquei ela em outra gaiola, e deixei apenas os 3 machos restantes alí.. imaginei que o CIO da fêmea estivesse gerando disputas por ela..

Mas eles ainda brigam.. vou ver até que ponto agora.. Já tentei separar o brigão.. mas outro toma a liderança e começa a brigar com os demais.. e nesse ponto eu fico pensando.. Aonde foi que eu errei? ¬¬ Se todo mundo diz que é capaz de criar em colônias, e que eles se dão super bem.. Eu consegui a façanha por 5 meses.. mas agora acho que estão adultos e querendo seu espaço.. (a gaiola eh grande suficiente para todos) e brigam entre si.. =/

Se alguem tiver alguma dica, sugestão, ou complemento a minha tentativa de entender mais sobre o perfil Comportamental dos Hamsters, aceito a troca de experiências.. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário